quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONTROLE DA COLEÇÃO

As maquetes e cenários que eu faço, surgiram da coleção de Miniaturas que possuo, atualmente tenho em torno de 1100 minis,
Eu tiro foto de cada uma, e catalogo, depois coloco no as fotos no celular, na hora da compra quando surge a dúvida eu consulto no celular, o problema que me desfiz de algumas minis e ainda não retirei as fotos do celular e do computador, em então calculo que possuo em torno de 1100 minis, estou separando elas e conferindo uma a uma.

O sistema começa assim:

Eu vou comprando as minis, retiro da embalagem e vou colocando nesta estante abaixo que fiz de papelão.



Quando tem em torno de 20 minis eu as retiro e em um estúdio improvisado tiro as fotos






As fotos ficam assim:



Eu então coloco separadas por tipos em uma pasta no computador e depois trasfiro para meu celular, atualmente possuo um smartphone que fica muito fácil de visualizar as fotos com os respectivos nomes, evitando comprar minis repetidas.

Após as fotos as minis podem ir para dois lugares, ou para uma segunda estante como esta abaixo


Ou vão direto para as caixas expositoras na parede que ainda estou arrumando, por isso tem alguns espaços em branco, ainda existem mais 7 caixas em outra parede com espaço para mais 140 minis.




5 comentários:

  1. Questo metodo mi piace...si può usare per le mini che creo, giusto per vedere i modelli, ma soprattutto per la mia collezione di Puffi(The Smurfs...Fernando... ti prego non ridere...io adoro i puffi!! :D ),bravo un'idea geniale!

    ResponderExcluir
  2. Uau! o meu metodo de controle da coleção é assim: todo carrinho que eu compro eu o registro em um caderno, lá estão todos os meus carrinhos com nome,fabricante, numero da coleção, ano da coleção e outros registros importantes. faço isso desde 2006. muito legal e interessante seu controle da sua sua coleção. parabens.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo!!!
    Muito Show sua coleção e mais legal ainda o seu studio. Parabéns!!!
    Gostaria de contribuir, Fiz um post a algum tempo sobre catalogando a coleção e postei uns softwares para isso . da uma olhadinha: http://garagemdebrinquedos.blogspot.com/search/label/Catalogar

    Um abração!!!
    Wanderson
    garagemdebrinquedos.bçogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, ótimo este método, eu achei um tutorial para construir um mini estúdio, e pensava em fazer logo, pois estou com dificuldades de fotografar com uma boa luz, mas o teu método é bem mais simples. Obrigado por compartilhar, bom fim de semana e um beijo no coração.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal obrigado pela visita

    - Mel não teve como não achar graça da coleção de smurfs
    - Douglas, eu tentei no começo controlar por escrito mas tive probelmas com cores das minis por isso passei a tirar fotos
    - Wanderson, eu já andei vendo alguns softwares para controlar a coleção mas optei por este sistema de fotos/nomes não tem erro
    - Cris no começo eu tirava as fotos e ficava escuro um dia vendo uma reportagem na tv de fotos tiradas de moveis tive a ideia de montar este fundo e adaptei um abajur para não usar o flash da maquina senão as fotos ficam com muito brilho, tem dado certo

    ResponderExcluir